Se Deus é onisciente eu não possuo livre-arbítrio

Quando um programador cria um jogo de computador, ele sabe exatamente o que irá acontecer durante as fases do mesmo.  Alguns programadores colocam truques nos jogos propositalmente; um truque não é um milagre, é algo que você pode fazer dentro do jogo, mas que não é ensinado no manual do mesmo.
Quando se desenvolve um “chefão”, personagem inimigo que geralmente separa você da próxima fase, o programador digita várias linhas de comandos para fazer com que o “chefão” faça exatamente o que ele quer. Depois de programado, este personagem irá agir sempre de acordo com o que o programador escreveu. Isso faz do programador o “Deus” do jogo. Ele sabe o futuro dos personagens, pois foi ele o grande desenvolvedor.
 Existe uma função que o programador pode utilizar que faz da programação algo aleatório. Ele pode programar algo que aja de forma aleatória, mas só que dessa forma ele não tem controle sobre as atitudes dos personagens; ele perde o “controle” sobre o futuro do jogo.
Baseado nesse principio de criador e criatura eu me questiono: supondo que Deus existe e seja onisciente, então ele sabe o futuro; e para que isso aconteça, ele escreveu todas as linhas de comando de forma não aleatória. Sendo assim nós não temos livre-arbítrio, pois tudo que fazemos ou achamos que fazemos, já está escrito. O fato de eu pecar vai ser determinado simplesmente por Deus, que escreveu minhas linhas de comando. Então como pode Deus me punir por um pecado se foi ele que me fez cometer tal ato?
A única forma de existir livre-arbítrio seria se Deus existisse e não fosse onisciente. Ele teria que programar o universo de forma aleatória. Ele seria o criador, mas não saberia o futuro de sua criatura. Para que haja o livre-arbítrio, Deus tem que dispor da sua onisciência.
Como a maioria das pessoas explicam a existência de um Deus onisciente e que mesmo assim concede a suas criaturas o livre-arbítrio? Não acredito em Deus, mas com certeza se o acreditasse seria de forma inteligente. 

Comentários

  1. Através de raciocínios humanos, ninguém jamais conseguiu pôr Deus à prova e vencer. Tanto que em pleno século XXI a fé continua sendo uma das mais significativas manifestações do ser humano, mesmo em países desenvolvidos.

    O raciocínio lógico deve tanger nossas decisões, mas não é tudo o que temos. Quem teve a humildade de acreditar, encontrou um Deus vivo e disposto a ajudar.

    Não faz nenhum sentido que o Criado tenha escrito todos os nossos passos como num shell script ou código procedural, pois assim seríamos uma farsa, uma ilusão.

    Mas, fazendo a mesma comparação, Deus deve ter criado o universo de forma "Orientada a Objeto": programa as classes das leis da física, programa as classes das interações biológicas, climáticas, etc, etc. Instancia o universo inteiro, bota a criação pra executar e vê o que acontece.

    Agora, como programador habilidoso que é, ele sabe exatamente o que vai acontecer com um conjunto de elementos (objetos, módulos, interfaces, arquivos, seja o que for) se estes forem submetidos a tais ou tais condições. Da mesma forma, está perfeitamente ao seu alcance saber o valor de todas as variáveis de todos os objetos do universo, pois foi ele mesmo que os fez!

    Creio que nisso consista a onisciência de Deus. Se eu chamo um Math.random() eu não sei que valor será retornado, pois é "aleatório", mas sei o que acontecerá no software para cada retorno desse método.

    Obviamente, essa é uma visão muito simplista - tanto a minha como a sua. Uma vez que a nossa mente é menor que o universo, tudo o que Deus pede é que confiemos nele para sermos felizes.

    Eu apostei e ganhei. ;)

    ResponderExcluir
  2. Se deus fosse um cara decente, ele se preocuparia em fornecer evidências de sua existência. A questão do livre arbítrio é só mais uma das várias alegações contraditórias a respeito de deus. Torna-se cada vez mais claro que deus só existe na cabeça dos crentes. Ótimo texto, é isso aí!

    ResponderExcluir
  3. livre arbítrio é uma babaquice
    consciência, tudo são babaquices que o homem inventa pra se sentir acima do mundo
    quem sabe no fundo é só uma besta cheia de instintos acreditando que escolhe algo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Black Mirror - Temporada 1 Episódio 2

Documentário - Os Segredos da Física Quântica

DOTA 2, além das linhas de programação ...