1984 - George Orwell

Lendo o livro 1984 do escritor George Orwell.



Passando aqui apenas para deixar umas passagens do livro que destaquei pois achei muito foda:

Desde o momento em que se tornasse geral, a riqueza perderia seu caráter distintivo. Claro, era possível imaginar uma sociedade na qual a riqueza, no sentido de bens e luxos pessoais, fosse distribuída equitativamente, enquanto o poder permanecia nas mãos de uma pequena casta privilegiada. Na prática, porém, uma sociedade desse tipo não poderia permanecer estável por muito tempo. Porque se lazer e segurança fossem desfrutados por todos igualmente, a grande massa de seres humanos que costuma ser embrutecida pela pobreza se alfabetizaria e aprenderia a pensar por si; e depois que isso acontecesse, mais cedo ou mais tarde essa massa se daria conta de que a minoria privilegiada não tinha função nenhuma e acabaria com ela. A longo termo, uma sociedade hierárquica só era possível num mundo de pobreza e ignorância.

Orwell, George. 1984 (Locais do Kindle 2997-3003). Companhia das Letras. Edição do Kindle. 

O problema era: como manter as rodas da indústria em ação sem aumentar a riqueza real das pessoas? Era preciso produzir mercadorias, mas as mercadorias não podiam ser distribuídas. Na prática, a única maneira de conseguir isso foi com a guerra ininterrupta. O ato essencial da guerra é a destruição, não necessariamente de vidas humanas, mas dos produtos do trabalho humano. A guerra é uma forma de despedaçar, de projetar para a estratosfera ou de afundar nas profundezas do mar materiais que, não fosse isso, poderiam ser usados para conferir conforto excessivo às massas e, em consequência, a longo prazo, torná-las inteligentes demais.

Orwell, George. 1984 (Locais do Kindle 3011-3016). Companhia das Letras. Edição do Kindle. 

Em princípio, o esforço de guerra é sempre planejado de forma a consumir todo o possível excedente, depois de atendidas as necessidades básicas da população.

Orwell, George. 1984 (Locais do Kindle 3019-3020). Companhia das Letras. Edição do Kindle. 

É política deliberada manter até mesmo os grupos favorecidos no limite da penúria, uma vez que um estado geral de escassez reforça a importância de pequenos privilégios e assim torna mais marcada a diferença entre um grupo e outro.

Orwell, George. 1984 (Locais do Kindle 3022-3023). Companhia das Letras. Edição do Kindle. 

Isso tudo tirado de apenas um capítulo, na metade do livro. Gostando muito de ler tudo isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Black Mirror - Temporada 1 Episódio 2

Documentário - Os Segredos da Física Quântica

DOTA 2, além das linhas de programação ...